REAÇÕES QUE GLORIFICAM A DEUS

De 26/08/2016Blog, Vida Cristã
Sky-194

O final do capítulo 3 de Habacuque é a passagem mais conhecida do livro, e geralmente as pessoas não sabem do conflito teológico e pessoal que o profeta (do reino do sul) passou para poder fazer essa oração com convicção.

Sabemos que pra cada situação na nossa vida Deus tem um propósito. Mesmo sabendo disso, quando estamos diante de uma circunstância ruim tendemos a reagir mal. Circunstâncias ruins sempre acontecem, até para que sempre tenhamos em mente que nosso descanso não é aqui. Apesar disso, as nossas reações perante essas situações dizem muito a nosso respeito. Então como agir nesses momentos decisivos e (na maioria das vezes) de angústia? 

 

MÃOS – “Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável!” (Salmos 77.2).

 

A primeira coisa que costumamos usar é a boca. Reclamar, amaldiçoar, questionar, filosofar, criar teorias, explicações “razoáveis” etc… Mas eu entendo que a minha primeira atitude deve ser com as mãos. Deve ser levantá-las em sinal de busca, porque precisamos “tirar a nossa mão” dos nossos problemas, ali é o lugar da mão de Deus, não a nossa.

Nesses momentos, vamos simplesmente estender as mãos e buscar a orientação do Senhor, ficar em comunhão com Ele e atentos porque Ele vai responder.

 

Então aí você deve abrir seus…

 

OUVIDOS – “Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me. Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos. Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos, com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários! Os que odeiam o Senhor se renderiam diante dele, e receberiam um castigo perpétuo. Mas eu sustentaria Israel com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria.” (Salmos 81.11-16)

Como a gente sofre por não saber ouvir! Se apenas ouvíssemos…

Sejamos realistas: dificilmente você vai escutar uma voz que te diga o que fazer, então aí podemos compreender porque ouvir o Senhor é tão difícil: Porque é um ato de fé! Deus fala de muitas maneiras, através de pessoas, de circunstâncias, de um louvor… mas quer saber como e onde você pode ouvir o Senhor sem medo de errar? Na Palavra dEle através da orientação do Espírito Santo. Se você não lê a Bíblia você está buscando um Deus que você nem conhece! Lendo a Palavra você passa a conhecer a vontade absoluta de Deus aí você vai saber nas situações cotidianas quando a voz é do Senhor ou não, isso será a sua base pra tomar as decisões específicas da sua vida, será a voz de Deus falando com você. O relacionamento com o Espírito Santo também vai confirmar o que as Escrituras nos orientam a fazer.

 

Depois de ouvir e reconhecer a voz dEle, devemos caminhar na direção que Ele apontar, usando os…

 

PÉS – “Dirige os meus passos, conforme a tua palavra…” (Salmos 119.133a)

 
Outro erro é que até chegamos ao ponto de ouvir a voz de Deus, até sabemos qual é a vontade dEle, mas andar conforme ela é difícil, demanda mais fé ainda! O caminho que a voz indica quase nunca é o mais confortável e muito menos o mais fácil de seguir, por isso que nessa fase tudo o que você tem que usar são os pés. Você deve só andar. Se você usar os olhos, vai desfalecer porque vai enxergar o lógico, e Deus não é muito fã da lógica humana. Então, sabendo qual o caminho a tomar, ande! E não hesite.

 

Abra bem os seus…

 

OLHOS – “Pois ele me livrou de todas as minhas angústias, e os meus olhos contemplaram a derrota dos meus inimigos.” (Salmos 54.7)

Use seus olhos na hora certa, somente pra ver o que Deus fez por você. Veja como valeu a pena erguer as mãos em sinal de busca, como foi sábio dar ouvidos à voz de Deus, veja como foi decisivo caminhar conforme a Palavra.

A função dos olhos aqui é enxergar o que Deus fez, e como o método dEle foi melhor!

 

Usar os olhos vai gerar gratidão no seu coração, aí você abre muito a sua…

 

BOCA – “Do teu louvor transborda a minha boca, que o tempo todo proclama o teu esplendor.” (Salmos 71.8)

Se confiarmos em Deus, a boca fica pro fim. Para o louvor, gratidão, testemunho.

 

 

É uma reflexão simples, não tem nada de muito extraordinário nisso.

Que as circunstâncias difíceis da nossa vida possam trazer glória pra Deus!

 

Doni Borçatto